Sobre nós

 

CECA

 

CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO AMOR - CECA

Em 31 de março de 1965, nasce o Centro Espírita Caminheiros do Amor, na Avenida Nenê Sabino, nº 535, no Bairro Santa Marta, em Uberaba-MG.


Nesta época, esta região era considerada periferia da cidade. Nossa casa era apenas um salão dividindo com uma cortina a câmara de passes e alguns bancos onde as pessoas assentavam-se para assistir palestras. Não havia água e nem energia elétrica. A água era cedida por Dona Paulina, uma das poucas vizinhas do Centro, hoje já desencarnada. A luz era de lampião e lamparina e ficava sob a responsabilidade do Sr. Zônimo (Tio Nenê). Não havia asfalto e nenhuma infra-estrutura. A única construção na parte externa era uma fossa, do lado direito da casa, e um barraco aos fundos.

O grupo de frequentadores e colaboradores era pequeno. Citaremos alguns deles, que deram início a esta casa, para que não se percam na memória:Desencarnados:v Sr. José de Paula;v Sr. Ramiro;v D. Albertina;v D. Maria Adelaide;v Sr. Antenor e D. Lurdes;v Sr. Zuza e D. Rosa;v Sr. Vicente e D. Nenzinha;v Dr. Odilon Fernandes;v D. Júlia Coelhov Sr. Ilvor Nunes Borges.Encarnados (que continuam ajudando nossa casa):v Sr. Zônimo (Tio Nenê);v D. Maria Maia;v D. Abigail;v Cassiana (Nega)

A primeira diretoria do CECA foi composta por:* Nelson Teixeira (Presidente);* Lezina Cândida (Vice-Presidente);* Iolanda Néri (Secretária);* José Alves (Tesoureiro).De todos eles, apenas o Sr. Nelson (agora Doutor), continua reencarnado, residindo atualmente em Uberlândia-MG e, lá trabalha em Centro Espírita junto ao espírito do Dr. Hans.De 1986 até 2009, muita coisa aconteceu nesta casa e cresceu bastante o número de frequentadores. Citaremos alguns fatos que marcaram este período:Por volta de 1978, devido a uma grande tempestade, parte da casa desmoronou, mas foi reconstruída graças ao trabalho dos amigos já citados juntos a outros que chegaram como: Manuel e Joana, Isolina e outros.Viemos freqüentar esta casa, como a maioria, pela dor. Na época não havia distribuição de sopa. Construímos a cozinha e a área e começamos sua distribuição em 1983. Também, iniciamos, neste ano, a Campanha do Natal. 

Os presidentes do CECA foram:* Nelson Teixeira (1965-1969);* José Alves (1970-1972);* Lezina Cândida (1973-1988);* Isolina Alves (1989-2002);* Luiz Ernesto Peres (2002-2009).

Sem nenhuma pretensão literária este foi apenas um resumo da história desta casa maravilhosa. Lembramos que suas tarefas, seus estudos e toda a sua trajetória sempre foram baseados nos preceitos kardequianos e nas lições do mestre Jesus.Hoje contamos com, aproximadamente, 40 médiuns e colaboradores e cerca de 200 frequentadores, distribuídos nas várias tarefas da casa. 

É importante ressaltar o empenho de cinco pessoas, em especial, pois, sem elas, hoje não existiria o nosso querido CECA: O Sr. Nelson Teixeira da Cunha, na época militar e residente em Uberaba iniciou a construção do CECA junto à D. Lezina Cândida da Silva, José Alves da Silva, Iolanda Gonzaga Néri e Odilon Fernandes, sendo este o doador do terreno e de boa parte do material para construção. Temos informações que Dr. Odilon frequentou e participou de algumas tarefas da casa.

DIRETORIA ATUAL: 
PRESIDENTE: LUIZ ERNESTO PERES
VICE-PRESIDENTE: ADRIANO FERNANDES DA COSTA
TESOUREIRO: ARIF DE PAULA BOTELHO
SECRETÁRIA: MAÍRA VEIGA CIARDULO PERES

gallery/centro
gallery/jkec5 (1)