gallery/nova2

C.E.C.A CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO AMOR

PAZ EM CRISTO

O Centro Espirita Caminheiros do Amor vem informar que adotaremos as recomendações dos órgão públicos. Sendo assim lamentavelmente estaremos com todas nossas atividades paralisadas momentaneamente.

Necessário, contudo que esse isolamento social, não represente isolamento afetivo. Somos Cristãos, somos Espiritas e nesse sentido devemos buscar estratégias, alternativas e criativas de ação para continuarmos a prática do estudo e principalmente o exercício do Amor.

Estamos abertos á sugestões das(os) amigas(os) na busca dessas alternativas.

OREMOS E VIGIEMOS

Luiz Ernesto

Sobre nós

 

CECA

 

CENTRO ESPÍRITA CAMINHEIROS DO AMOR - CECA

Em 31 de março de 1965, nasce o Centro Espírita Caminheiros do Amor, na Avenida Nenê Sabino, nº 535, no Bairro Santa Marta, em Uberaba-MG.


Nesta época, esta região era considerada periferia da cidade. Nossa casa era apenas um salão dividindo com uma cortina a câmara de passes e alguns bancos onde as pessoas assentavam-se para assistir palestras. Não havia água e nem energia elétrica. A água era cedida por Dona Paulina, uma das poucas vizinhas do Centro, hoje já desencarnada. A luz era de lampião e lamparina e ficava sob a responsabilidade do Sr. Zônimo (Tio Nenê). Não havia asfalto e nenhuma infra-estrutura. A única construção na parte externa era uma fossa, do lado direito da casa, e um barraco aos fundos.

O grupo de frequentadores e colaboradores era pequeno. Citaremos alguns deles, que deram início a esta casa, para que não se percam na memória:Desencarnados:v Sr. José de Paula;v Sr. Ramiro;v D. Albertina;v D. Maria Adelaide;v Sr. Antenor e D. Lurdes;v Sr. Zuza e D. Rosa;v Sr. Vicente e D. Nenzinha;v Dr. Odilon Fernandes;v D. Júlia Coelhov Sr. Ilvor Nunes Borges.Encarnados (que continuam ajudando nossa casa):v Sr. Zônimo (Tio Nenê);v D. Maria Maia;v D. Abigail;v Cassiana (Nega)

A primeira diretoria do CECA foi composta por:* Nelson Teixeira (Presidente);* Lezina Cândida (Vice-Presidente);* Iolanda Néri (Secretária);* José Alves (Tesoureiro).De todos eles, apenas o Sr. Nelson (agora Doutor), continua reencarnado, residindo atualmente em Uberlândia-MG e, lá trabalha em Centro Espírita junto ao espírito do Dr. Hans.De 1986 até 2009, muita coisa aconteceu nesta casa e cresceu bastante o número de frequentadores. Citaremos alguns fatos que marcaram este período:Por volta de 1978, devido a uma grande tempestade, parte da casa desmoronou, mas foi reconstruída graças ao trabalho dos amigos já citados juntos a outros que chegaram como: Manuel e Joana, Isolina e outros.Viemos freqüentar esta casa, como a maioria, pela dor. Na época não havia distribuição de sopa. Construímos a cozinha e a área e começamos sua distribuição em 1983. Também, iniciamos, neste ano, a Campanha do Natal. 

Os presidentes do CECA foram:* Nelson Teixeira (1965-1969);* José Alves (1970-1972);* Lezina Cândida (1973-1988);* Isolina Alves (1989-2002);* Luiz Ernesto Peres (2002-2009).

Sem nenhuma pretensão literária este foi apenas um resumo da história desta casa maravilhosa. Lembramos que suas tarefas, seus estudos e toda a sua trajetória sempre foram baseados nos preceitos kardequianos e nas lições do mestre Jesus.Hoje contamos com, aproximadamente, 40 médiuns e colaboradores e cerca de 200 frequentadores, distribuídos nas várias tarefas da casa. 

É importante ressaltar o empenho de cinco pessoas, em especial, pois, sem elas, hoje não existiria o nosso querido CECA: O Sr. Nelson Teixeira da Cunha, na época militar e residente em Uberaba iniciou a construção do CECA junto à D. Lezina Cândida da Silva, José Alves da Silva, Iolanda Gonzaga Néri e Odilon Fernandes, sendo este o doador do terreno e de boa parte do material para construção. Temos informações que Dr. Odilon frequentou e participou de algumas tarefas da casa.

DIRETORIA ATUAL: 
PRESIDENTE: LUIZ ERNESTO PERES
VICE-PRESIDENTE: ADRIANO FERNANDES DA COSTA
TESOUREIRO: ARIF DE PAULA BOTELHO
SECRETÁRIA: MAÍRA VEIGA CIARDULO PERES

gallery/centro
gallery/jkec5 (1)